A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2007-05-28

A localização do novo aeroporto de Lisboa já enjoa...

Aeroporto (22K)

Esta questão da localização do novo aeroporto de Lisboa já enjoa. No entanto, de vez em quando surgem umas migalhas de informação genuína no meio de uma cortina de fumo intenso que ambos os lados se entretêm a lançar para que nós, simples cdadãos, não consigamos formar a nossa opinião nem fundamentá-la em dados sérios.

Pois bem surgiu agora um dado particularmente interessante,

Em resumo, o actual Governo não só não tem nenhum estudo que prove que a localização Ota é melhor que Rio Frio, como, o que possui (herdado de 1999), diz o contrário.
divulgado por Pompeu dos Santos no suplemento de Economia do Expresso de 5 de Maio. Leiam e digam lá se não tenho razão...

«(...) Vejamos os factos. Em 1998/99 foram realizados Estudos Preliminares de Impacte Ambiental para a Ota e o Rio Frio, na altura em que eram essas as duas localizações em disputa. De acordo com tais estudos foram identificados impactes significativos nas duas localizações, mas nenhum desses impactes foi considerado impeditivo de um aeroporto.

(...) O que aconteceu foi que, logo a seguir, em 5 de Julho de 1999, um Despacho conjunto dos Ministérios das Obras Públicas e do Ambiente vetou Rio Frio, invocando "graves Prejuízos ambientais".

Sem dúvida curioso é o facto desse despacho ter sido proferido um mês antes de o Governo receber o relatório do consultor a quem o próprio Governo tina encomendado, um ano antes, um estudo para decidir a localização do aeroporto.

É o famoso estudo do AdP (Airports de Paris), de Agosto de 1999, de que muitos falam, mas poucos leram, até porque foi "convenientemente" mantido reservado, até há muito pouco tempo.

É de salientar que esse estudo foi adjudicado no âmbito de um concurso, para o qual foram convidados os grandes consultores internacionais nesta área.

Trata-se de um estudo multicritério, um trabalho notável, em que foram ponderados os factores económicos, sociais e ambientais das duas localizações: Ota e Rio Frio. Foram analisadas três opções: Ota, com as pistas orientadas na direcção N/S, e Rio Frio com duas possibilidades de orientação de pistas: N/S e E/W. Foram estudados 18 parâmetros. No que se refere ao ambiente, foi utilizada a informação dos Estudos Preliminares de Impacte Ambiental, atrás referidos.

O resultado não deixa margem para dúvidas: 1º - Rio Frio E/W: 718 pontos; 2º - Rio Frio N/S: 675 pontos; e 3º - Ota: 616 pontos.

Em resumo, o actual Governo não só não tem nenhum estudo que prove que a localização Ota é melhor que Rio Frio, como, o que possui (herdado de 1999), diz o contrário. (...)»

Aeroporto (22K)



1 Comments:

Anonymous kaska said...

Enfim...k dizer?

terça mai 29, 09:31:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!