A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2008-02-11

Obama faz parte da ‘mesma América’ que Bush

Obama_Messias (44K) João Marques de Almeida no DE: « (...) Obama é o candidato democrata que, ideologicamente, menos se identifica com a esquerda europeia e é aquele que dá menos importância à relação transatlântica, e mesmo assim é o candidato ‘europeu’. BushObama (21K)

(...) para a maioria dos cidadãos europeus, muito mais do que o lugar da relação transatlântica nas prioridades do próximo inquilino da Casa Branca, o que conta é que ganhe o candidato que pareça ser o mais ‘anti-Bush’.

Desconfio que estão completamente enganados. A guerra no Iraque, a ligação à religião e a recusa em assinar um regime global de luta contra as alterações climáticas são os três pecados maiores de Bush. É verdade que Obama foi contra a guerra. Todavia, não foi por ser um pacifista, mas sim devido aos seus instintos mais isolacionistas. De resto, é o candidato mais influenciado pela religião e o que menos fala de um regime internacional pós-Kyoto.

Obama_Texas (4K)Bush_Texas (4K)Com as devidas diferenças, Obama faz parte de ‘mesma América’ que Bush. Uma América para a qual o internacionalismo multilateral e a relação especial com a Europa pouco conta e a fé religiosa tem uma ligação muito próxima com os valores políticos. (...)»



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!