A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2013-07-17

Atravessar um continente sem gastar uma gota de combustível


Solar Impulse a aterrar no aeroporto John Kennedy em New York

No passado domingo, dia 6, às 23h09, completou-se a travessia do continente americano (São Francisco -> New York) com o Solar Impulse, um avião propulsionado a energia solar, capaz de viajar de dia e de noite.

O voo propriamente dito durou 105 horas e 41 minutos. Sendo a distância entre os dois aeroportos de 5650 km isto significa que o voo se realizou à velocidade média de 53,5 km/h. Nada mau para um voo propulsionado a energia solar.

Há que dizer, no entanto, que a viagem (não o voo) durou muito mais do que as 105 horas e picos referidas acima. O Solar Impulse saiu da California em 3 de Maio... mas foi fazendo escalas em Phoenix, Dallas-Fort Worth, St. Louis, Cincinnati, e Washington. Por razões práticas... e também publicitárias. A vida é assim.


Solar Impulse à saída de São Francisco

Refira-se, no entanto, que mesmo com as atuais facilidades tecnológicas o voo não deixou de ter os seus momentos de stress. Em especial no troço final onde um problema numa asa pôs em risco toda a aventura.


Voando sobre o continente americano.

E agora? Bom, agora há que esperar pela viagem de circum-navegação que o suíço Dr. Bertrand Piccard, Presidente da Solar Impulse, anuncia para 2015. Boa viagem!



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!