A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2014-05-10

A propósito da reunião da Troika, dia 25, em Sintra

PPC_embusteiro (37K)
Ao contrário do que pensa o primeiro-ministro, a lei eleitoral portuguesa aplica-se em território nacional mesmo que os seus infratores sejam estrangeiros.
«(...) Estou a escutar Passos Coelho no Parlamento a justificar o injustificável: a reunião do BCE, em Sintra, a começar no dia das eleições europeias. Ao contrário do que pensa o primeiro-ministro, a lei eleitoral portuguesa aplica-se em território nacional mesmo que os seus infratores sejam estrangeiros.

Mas é também curioso que o BCE não tenha feito o mais simples: começar "oficialmente" a reunião no dia 26 de maio. Simbolicamente, a leitura é muito importante.

O BCE, que é hoje o órgão de poder mais importante na Europa, é também um órgão completamente independente, cujo poder não emana, nem na origem nem no exercício, do escrutínio popular. Trata-se da figura mais próxima de um poder transcendente, cuja legitimidade tem uma genealogia quase divina (o que torna a "teologia do mercado" uma expressão rigorosa).

O silêncio do BCE, violando a lei eleitoral portuguesa no dia em que é eleito o Parlamento Europeu, o único órgão da União Europeia em que ainda ressoa a crença na soberania popular, diz tudo sobre a arrogância e o sentimento de inimputabilidade de alguns burocratas, que se sentem acima da lei positiva e do próprio bom senso.

Quem diz querer apagar fogos não os deveria atear.»



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!