A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2007-12-13

Robina, Mobiro & VPR Lda.


Faz hoje oito dias, a Toyota deu a conhecer duas novas criações do seu projeto de robots: o Mobiro, que é uma espécie de cadeira de rodas motorizada e o Violin-Playing Robot (VPR) que, como o nome indica, é um robot que... toca violino!

O Mobiro é uma cadeira de rodas diferente de todas as que você já viu. Começa logo por só ter duas rodas (!) a que acresce o ser capaz de reconhecer a voz do dono quando este o chama ou se aproxima dele. De resto, permite que o utilizador se sente em cima dele e, fazendo uso dos controlos existentes no braço da cadeira, se desloque por cima de toda a folha.

O Mobiro também serve como burro de carga embora não pareça estar preparado para zurrar. Quando é configurado para a função de besta de carga segue o dono automaticamente e não refila mesmo que o carreguemos com uma carga de 150 quilos (educadinho, não?).

O VPR, pelo seu lado, toca violino na perfeição (muito melhor do que eu!) e vem juntar-se à banda que a Toyota está a preparar pois já há uns tempos apresentou publicamente um robot que toca trombeta. Não é um músico muito alto - mede 1,5 metros - nem muito pesado - pesa 56 kg - mas se está a pensar em arranjar um lá para casa olhe que para ouvir violino há soluções bem mais práticas...

No filme, em baixo, vão ver que a apresentadora da Toyota - uma japonesa bem elegante - foi ajudada na sua tarefa pela Robina, um robot com um aspecto que faz lembrar uma saloia plastificada que, para além de se armar em fotogénica consegue ainda assinar cartões usando uma caneta. Boa!


Robina, VPR e Mobiro



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!