A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2010-01-11

O gelo do nosso descontentamento


Agora que faz um frio dos diabos coloca-se a questão: porque é que nos países mais organizados as autoridades lançam sal nas estradas quando há risco de formação de gelo?




Ao contrário do que dizem a água do mar congela! Veja esta foto e a que está por cima para eliminar as dúvidas
A explicação directa é relativamente simples: porque o ponto de congelação da água salgada desce à medida que aumenta a concentração de sal. Assim, a água doce congela quando a temperatura atinge os 0 ºC, a água do mar (que tem uma concentração de sal da ordem dos 3,5%) congela por volta dos −2ºC, a água salgada com uma concentração de 10% de sal (típica de alguns lagos salgados) congela por volta dos −6ºC, com 20% de sal já vai para os −16ºC e... Calma! Logo que a solução salina fica saturada com sal a água já não dissolve mais sal e o ponto de congelação respectivo já não desce abaixo de −21,1ºC.

Na prática do dia a dia das autoridades rodoviárias (ou de você se viver num sítio onde caia muita neve no seu quintal) a adição de sal só é eficiente para evitar a formação de gelo enquanto as temperaturas não descem abaixo de −9ºC. A partir daí o fenómeno de dissolução do sal na neve/gelo torna-se mais e mais difícil e a solução salina que se forma não consegue aumentar a concentração e como tal deixa de ser eficiente lançar mais sal.
Nessas situações algumas autoridades rodoviárias por vezes suspendem o lançamento de sal e começam a lançar areia sobre a neve/gelo para aumentar a aderência das rodas. Outras... continuam a lançar sal e contribuem para agravar a salinização dos rios, lagos e albufeiras para onde, em última análise este sal todo, mais tarde ou mais cedo, acaba por escorrer.



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