A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2010-08-07

Calendários diferentes <=> confusão de datas

calendario-maia (82K)

Pois é... as confusões estabelecem-se com a maior das facilidades quando as referências utilizadas são distintas embora aparentem falar do mesmo. Nós aqui na Lei do Funil já em tempos falámos da origem da ideia (errada!) de que Napoleão Bonaparte era um baixote (vejam aqui). Hoje reproduzimos um texto que nos fala das confusões que podem ocorrer quando se usam calendários diferentes para designar (aparentemente) a mesma data.

«A 23 de Abril assinalam-se as mortes de William Shakespeare e Miguel Cervantes. À primeira vista, conclui-se que, por coincidência, os dois gigantes da literatura mundial morreram no mesmo dia, mas não é esse o caso.Cervantes (14K)

Na verdade, quem morreu no dia 23 de Abril de 1616 foi Miguel Cervantes, aos 69 anos. O espanhol deixou um grande acervo para a posteridade, mas será sempre mais conhecido por “Don Quixote de la Mancha”, uma das obras mais conhecidas do mundo.

shakespeare (44K)Dez dias mais tarde, em Inglaterra, morreu William Shakespeare, legando ao mundo uma longa lista de peças, histórias, poemas e outras obras, incluindo os famosos “Romeu e Julieta” e “Hamlet”.

Mas naquele tempo, em que já se tinha consumado a separação entre Roma e a Igreja Anglicana, as ilhas britânicas utilizavam ainda o calendário juliano, sendo o calendário gregoriano associado ao catolicismo. Por isso, a data registada para a morte de Shakespeare é também dia 23 de Abril. (...)»


Etiquetas: , ,



0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!