A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2012-01-14

Os ricos devem ser tratados exactamente como os pobres - nem pior nem melhor -

hospitais_lotados4 (30K)

«A ideia populista (aparentemente socialista, mas de facto profundamente reaccionária) de que os ricos devem ser penalizados pelo seu uso dos serviços públicos é o primeiro passo para a destruição desses serviços públicos e para reforçar uma saúde a duas velocidades: uma privada, de qualidade; uma pública, de subsistência. equilibrio (7K)

Os ricos devem ser tratados exactamente como os pobres - nem pior nem melhor - e só assim a defesa do serviço público será uma preocupação de todos.

Ao contrário do que pretendem alguns, só a igualdade no acesso promove a qualidade
Vitor Malheiros, Público, 3 de Novembro de 2011


O texto acima exprime de forma particularmente clara o que penso sobre esta matéria. A única alteração que eu lhe faria seria colocar a palavra ricos entre aspas. Isto porque, actualmente, quando os poderes instituídos e seus apoiantes dizem que os "ricos" devem ser penalizados pelo uso que façam dos serviços públicos estão a falar de uma franja da população muito alargada, que inclui a classe média na sua quase totalidade.

Os "ricos" a que eles se referem incluem os simplesmente remediados.

O mais grave disto tudo é que a ideia "de que os ricos devem ser penalizados pelo seu uso dos serviços públicos" é de adesão fácil nos estratos menos favorecidos da população. É o efeito de cola que os populistas, em geral, e as ideologias fascistas, em especial, sempre souberam usar para manipular as massas dos miseráveis.




Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!