A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2012-06-29

A União Europeia aprovou a falsificação das contas de Nuestros Hermanos

TOM_EU-summit (45K)

«A decisão mais relevante da cimeira de ontem foi permitir que a ajuda aos bancos espanhóis não seja contabilizada no défice - e, logo, na dívida - do estado espanhol.

Cabe, então, perguntar, quem garantirá a dívida dos bancos caso eles se tornem insolventes. No quadro actual , a resposta continua a ser: o estado espanhol. Logo, não registar esse compromisso nas contas públicas equivale a camuflá-las.

O estado grego mascarou durante anos as suas contas enquanto a comissão europeia fingia ignorar o que passava. Quando a anomalia foi publicamente revelada e reconhecida, a UE, adoptando uma postura extrema oposta à amteior, passou a exigir que os estados alargassem o âmbito da sua responsabilidade explícita, incluindo no défice e na dívida pública toda a espécie de garantias dadas ao endividamento de organismos autónomos, empresas públicas e mesmo instituições financeiras privadas.

Assim se justificaram as condições impostas à Irlanda e, em menor grau, a Portugal.

Ontem, porém, a mesma UE aprovou a falsificação das contas da Espanha, uma decisão ao arrepio de tudo o que tem vindo a impor nos últimos anos.

Decididamente, nós não temos qualquer vantagem em permanecer num clube que discrimina tão grosseiramente entre os seus membros ao sabor das conveniências do momento e do poder negocial de cada um.»



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!