A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2006-11-13

Pelo menos o direito à indignação ainda não paga imposto!

IRCem2004 (7K)

Suponhamos, por hipótese, que o leitor é um contribuinte responsável e que não usa nenhum subterfúgio para fugir às suas obrigações fiscais. Com esta hipótese todos sabemos que quanto maior for o rendimento do leitor tanto maior será o IRS que terá de pagar. A taxa do IRS é progressiva e à medida que os rendimentos aumentam a taxa também vai subindo. Se ganhar mesmo bem a partir de certo montante 42% do que ganha vai direitinho para o fisco. É assim. É duro, mas é assim e há boas razões para defender esta progressividade.

Suponhamos agora, por hipótese, que leitor é uma empresa. Em vez de IRS paga IRC. Teoricamente o leitor-empresa deveria também estar sujeito a progressividade no pagamento dos seus impostos sobre os lucros arrecadados. É duro, mas devia ser assim.

Mas não é!

No caso das empresas quanto mais se ganha menos imposto se paga. Vejam a notícia e indignem-se.

Pelo menos o direito à indignação ainda não paga imposto!

Diário de Notícias: « Quanto maiores são os proveitos registados pelas empresas menores são, em média, as taxas efectivas de IRC suportadas, mostram as estatísticas publicadas pela administração fiscal.

Os dados da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) revelam que as empresas portuguesas que conseguem que o montante liquidado de imposto represente uma menor parte da matéria colectável são precisamente aquelas que se encontram no escalão superior ao nível dos proveitos. (...)»



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!