A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2006-12-08

Hard-Rock Café


A cadeia mundial dos Hard-Rock Café acaba de ser comprada... pelos índios Seminole da Florida. Esta (insólita) aquisição levou-nos a ir procurar saber mais sobre esta tribo.

Os Seminoles receberam este nome por serem índios fugitivos da escravatura a que as colónias britânicas do nordeste da América os submetiam. Quando chegaram à Florida não eram conhecidos como Seminoles mas sim como Creeks. Aí se estabeleceram, sedentarizaram e prosperaram até a Florida ser cedida pela Espanha aos Estados Unidos da América em 1819. A partir daí as coisas começaram a correr mesmo muito mal. E por muito tempo. Basta dizer que só em 1934 – mais de cem anos depois da Florida ser integrada nos Estados Unidos – é que os Seminole adquiriram a cidadania americana embora os povos de que descendiam estivessem a ocupar o território do sudeste dos Estados Unidos há mais de 12000 anos.

E os Hard-Rock Café? Como é que entram nesta história? Não sabemos, mas que os Seminole sempre gostaram muito de dançar pode ver-se nesta gravura de 1838... Esse gosto pela dança e a sua tradicional capacidade para se dedicarem a grandes empreendimentos deve explicar os 965 milhões de USD que pagaram pela cadeia Hard-Rock Café.

Esperam-se grandes mudanças na decoração dos espaços interiores. Algumas sugestões caóticas lançadas aqui em casa sugerem que as toalhas das mesas passarão a exibir "patchwork" seminole como estes aqui ao lado.

E quanto às célebres T-shirts Hard-Rock Café? Haverá evoluções? Talvez. Aqui fica uma hipótese



1 Comments:

Blogger Fénix said...

Gostei das vossas sugestões.

Fiquei muito orgulhosa dos Seminole terem adquirido o Hard-Rock Café ( que gosto). Já é tempo dos outros americanos levarem uma lição, de um povo que foi tão perseguido e massacrado.

Bom fim de semana.

sábado dez. 09, 10:42:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!