A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2007-11-06

A despudorada e oportunista Banca Nacional

iliteracia_financeira (31K)

«Os portugueses têm uma produtividade marroquina, mas gastam como alemães. Foi mais ou menos desta forma que o “Wall Street Journal” se referiu, há algum tempo, à situação do país. (...)»

Começa assim João Cândido da Silva um artigo, no Jornal de Negócios, onde nos fala sobre a (fraca) poupança que actualmente se faz em Portugal e sobre a iliteracia financeira generalizada que nos aflige.

«(...) A iliteracia financeira é um fenómeno largamente negligenciado. Deixa quem tenha uma capacidade mínima para aforrar, perigosamente desarmado perante a oferta de produtos de investimento existentes no mercado. Quem pode fazer aplicações, oscila entre o oito e o 80. Refugia-se em terrenos tradicionais, permitindo à inflação comer os rendimentos, ou atira-se ao mar encapelado das acções quando o momento é menos favorável para marinheiros de água doce. Em Portugal, poupa-se pouco. Mas o pior é que se poupa mal.» JCS

A isto acrescento eu que é esta "iliteracia financeira" que a Banca portuguesa despudorada e oportunisticamente explora em seu proveito.

iliteracia_financeira (31K)



0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!