A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2008-11-15

Piratas


Piratas dos tempos modernos, tão maus como os dos tempos antigos

Finalmente os piratas do Golfo de Aden estão a receber o tratamento que merecem.
DN: «(...)O secretário-geral da NATO aplaudiu ontem o facto de a marinha britânica ter abatido a tiro os três piratas que tentaram sequestrar um navio dinamarquês no golfo de Áden. Jaap de Hoop Scheffer referia-se ao incidente que foi registado na terça-feira ao largo do Iémen.

Na véspera o Ministério da Defesa britânico indicara que os marinheiros que estavam a bordo da fragata HMS Cumberland dispararam em legítima defesa, matando de imediato dois somalis e ferindo um iemenita que acabou por morrer.

Acredita-se que este é o primeiro episódio desde a guerra das Falklands/Malvinas, nos anos 80, em que os britânicos fazem mortos no mar. E a primeira vez, em séculos, que essas baixas são piratas, lembraram ontem alguns media britânicos.
(...)»
O que é estranho é a referência de alguns media britânicos a que esta seria a primeira vez, em séculos, que a marinha britânica abatia piratas. Estranho porque, segundo consta, no mar alto, a tradição das marinhas de guerra ditava - até recentemente - que quando deparavam com um navio pirata primeiro afundavam-no e depois interrogavam-se os peixes...



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!