A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2010-08-21

A perspectiva e a ilusão

Fantástica esta ilusão. Acaba de ganhar o prémio de melhor ilusão de 2010.

Quando se vê o vídeo - que não tem qualquer tratamento digital (!) - tudo se passa como se as bolas de madeira caissem para cima.

Mas não é o caso.

É apenas uma utilização primorosa das leis da perspectiva fazendo-nos ver o que se passa a partir de um ponto que é TOTALMENTE enganador.

Repare-se que as quatro rampas parecem ter comprimentos aproximadamente iguais e estarem montadas como se, para atingir o centro, fosse necessário subir. Como irão ver, não têm o mesmo comprimento e quanto a subir...



Vejam em baixo as imagens sucessivas da visualização do dispositivo a partir de pontos diferentes do original (passem o cursor por cima dos números). Atentem na verticalidade dos pilares

ilusao_1 (14K)
[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7]

Reparem em particular que as perspectivas [7] e [1] correspondem a visualizações das rampas a partir de pontos opostos. Na [7] é evidente que as rampas descem para a zona central tornando óbvio o que se passa com as bolas. Na [1] as rampas parecem convergir, subindo, para a zona central.

Etiquetas: ,



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!