A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2012-01-23

Imagine só que a PIDE/DGS volta a existir...

Imagine só que a PIDE/DGS volta a existir. PIDE-cracha (136K)Se tal acontecer (infelizmente, ultimamente, há razões para dizer "quando tal acontecer") o FaceBook e a sua política empresarial de colectar os dados pessoais dos seus utilizadores - sem que estes autorizem tal ou sequer se apercebam disso - será uma esplêndida fonte de informação para uma nova PIDE/DGS.

Será preciso gastar dinheiro, com investigadores e bufos, para fazer arquivos de algumas dezenas de páginas sobre um dado indivíduo?

1316106713_251462080_1-Fotos-de--Portugal-VIGIADOS-E-PERSEGUIDOS-Documentos-secretos-da-PIDE-DGS-de-Nuno-Vasco-1977 (68K) Será necessário dispender recursos para conhecer as suas tendências sexuais, as suas facadinhas no matrimónio, os seus deslizes nos deveres do emprego, os seus gostos e desgostos políticos, as suas opiniões, os actos mais ou menos acidentais que um dia cometeu e que o próprio às vezes já esqueceu e pensa não voltar a repetir ?

Não será preciso.

Ficará muito mais barato comprar a base de dados do FaceBook sobre esse indivíduo. E, provavelmente, se o negócio for feito por atacado o custo per capita até será bastante baixo.

Que maravilha! No passado um Estado Totalitário nunca teve tais facilidades ao seu dispor. No futuro os cidadãos estarão mais bem controlados do que o "Big Brother" alguma vez sonhou. pide (38K)

Melhor ainda. O arquivo a constituir um dia - nesse futuro que se deseja distante mas... - será com efeito retroactivo. Pois é ! Isto porque já há alguns anos que a informação em causa está a ser armazenada.

As polícias políticas poderão concentrar-se na repressão. Essa facilidade, por enquanto, ainda não está disponível para aquisição.

Para quem ainda não percebeu o que está em causa vale a pena ver o vídeo abaixo. O estudante de direito alemão que fala das suas investigações ficou espantado com o que descobriu que o FaceBook sabia sobre ele. O equivalente a um dossier de 1200 páginas.

E você? Acha que não sabem nada sobre si?



0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!