Pode circular legalmente como carro e como avião
As figuras mostram o primeiro veículo do mundo a cumprir - simultaneamente - os padrões da FAA (Federal Aviation Administration) e da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration). Isto significa que este veículo, quando configurado como carro, está autorizado a andar numa estrada normal e que, quando configurado como aeronave, pode circular de forma legal no espaço aéreo. Pelo menos nos Estados Unidos. Este brinquedo guarda-se numa garagem doméstica (algo avantajada) e deverá ser possível adquiri-lo nos EUA por um pouco mais de 200 mil euros. Barato... mas se for cá deve ir, pelo menos, para o dobro que o Vitor Gaspar não brinca em serviço. As autorizações que recebeu das autoridades de circulação rodoviária e aeronáutica americanas não foram isentas de problemas. Em ambos os casos as autoridades tiveram de aceitar algumas excepções (duas em cada caso) aos regulamentos existentes mas, tanto quanto se sabe, tal foi decidido sem comprometer a segurança na estrada ou nos ares. O Terrafugia Transition (assim se chama o brinquedo), voa a uma velocidade de cruzeiro de 172 km/h. Na estrada é mais modesto e passa pouco dos 100 km/h. Está equipado com um motor de 100 CV que actua sobre o hélice (na configuração aeronave) ou sobre as rodas (na configuração automóvel). A autonomia, enquanto aeronave, é limitada a pouco mais de 750 km mas reconheçamos que se isso não dá para voar até ao Funchal permite ir de Lisboa a Braga com uma boa folga. |
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home