A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2011-06-17

Porque é que os economistas aparentam saber tão pouco de economia?



João Castro, no Jornal de Negócios, ajuda-nos a perceber o porquê dos
Embora o estudo do comportamento dos agentes económicos demonstre que os pressupostos da micro-economia estão errados, ela [a microeconomia] continua a ser ensinada como se nada fosse...
economistas, em geral, aparentarem perceber tão pouco da disciplina que deviam dominar: a economia!

«(...) Os Nóbeis atribuídos nos últimos anos comprovam que os economistas investigam assuntos de grande relevância para o entendimento do funcionamento dos mercados (...).

Todavia, a síntese dessa investigação que é servida aos estudantes e à opinião pública ignora sistematicamente as limitações da racionalidade humana e as falhas dos sistemas económicos que delas decorrem, em favor de uma visão cor-de-rosa do funcionamento dos mercados desregulados. Assim, embora o estudo do comportamento dos agentes económicos demonstre que os pressupostos da microeconomia estão errados, ela continua a ser ensinada como se nada fosse.

A microeconomia - disciplina rainha da síntese neoclássica - adotou, aliás, uma metodologia oposta à da ciência experimental: partindo de um certo número de axiomas, vai por aí fora deduzindo teoremas em catadupa ao jeito de um manual de geometria. Tanto os axiomas como os teoremas são falsos, mas isso não incomoda os guardiões da teoria económica.

Na sua ânsia de imitarem a física, não só os economistas académicos procuram uma teoria geral unificada, como, ao invés dela, julgam tê-la descoberto. E é isso que ensinam a gerações de jovens desprevenidos.
Não é possível entender-se a economia quando só se entende de economia.

Os alunos aprendem logo no primeiro ano que a instituição de um salário mínimo cria desemprego. Mais tarde, ao nível pós-graduado, será confidenciado aos poucos que lá chegarem que, à luz da evidência disponível, essa proposição é tudo menos certa. (...)

Dada tanta ignorância das realidades das economias contemporâneas, não admira que, confrontados com a atual crise de crescimento, os economistas se limitem a propor: "É preciso incrementar o empreenderorismo, é preciso aumentar a produtividade!" Ou seja, devolvem-nos o problema intacto, mas chamam-lhe solução. (...)

Não é possível entender-se a economia quando só se entende de economia. Porém, fazendo a síntese neoclássica ponto de honra de isolar a economia das restantes ciências sociais, os estudantes são estimulados a ignorar a história económica e política, a história das doutrinas económicas, a filosofia política, a sociologia e a antropologia.

economista (18K)Basicamente, o mundo caminhou desprevenido para a situação em que se encontra porque confiou ingenuamente nas doutrinas económicas dominantes. Por que raio deveria agora acreditar que essas mesmas ideias conseguirão tirá-lo do buraco em que se encontra, quando elas persistem num tão grande desconhecimento das realidades das economias contemporâneas?»
João Pinto e Castro é autor dos blogues Blogo Existo, Sangue Suor e Ideias e co-autor em Jugular


Economistas (86K)



2011-06-15

Dois caolientes num restaurante suíço


O serviço é razoável mas a comida é servida sem direito a bebida...
Se o caoliente quiser toalha paga um extra.



2011-06-14

A nova viatura oficial da Presidência do Conselho de Ministros

No passado recente a Presidência do Conselho de Ministros incorreu num ou noutro exagero e, por exemplo, adquiriu este carro

num momento em que o país já se encontrava a ser flagelado pelas medidas de austeridade. Erros...

Mas a partir de agora podemos estar descansados. O glorioso primeiro ministro (indigitado) já definiu os termos de referência para a nova viatura oficial da presidência do conselho de ministros.

É uma viatura relativamente modesta mas bem adaptada às condições em que as estradas vão ficar depois dos apertos orçamentais impostos pela troika.

Ok, haverá alguma cedência às exigências de representação do protocolo de estado. É por isso que Pedro Passos Coelho (PPC) concordou em que a nova viatura ostentasse a marca BMW.

Aqui fica uma imagem, capturada pelos fotógrafos da Lei do Funil, quando PPC fazia um drive test da viatura seleccionada
NovaViaturaOficialdaPresidenciaConselhoMinistros1 (60K)

Etiquetas: ,



2011-06-11

Gravidade ortogonal


E se a gravidade mudasse repentinamente de direcção e se tornasse ortogonal? Vejam o que aconteceria passando o cursor sobre a imagem.



2011-06-10

O treino (físico) dos futuros ministros...

Os futuros ministros do novo Governo vão necessitar de grande capacidade física para suportar os esforços da governação segundo o exigente modelo da troika. Vejam em baixo um filme captado no ginásio do PSD.

Passadeira Social Democrata
PassadeiraSocialDemocrata
big_psd (3K)

Etiquetas: ,



2011-06-08

O que se deve esperar da privatização da CP...

CP_logo (2K)Com o novo governo que aí vem, cancros financeiros crónicos - como a companhia de caminhos de ferro portugueses CP - serão alienados do sector público e entregues a operadores privados que os saberão pôr a render...

Vejam abaixo o aspecto típico que será de esperar da oferta de combóios que a versão privatizada da CP decerto proporcionará.

(Clique na imagem para ver melhor)

Etiquetas: ,



2011-06-05

Vitória do PSD

caramba_pa (60K)

Caramba pá... Isto feito à tua maneira funciona mesmo!

Etiquetas: ,



2011-06-04

Em meditação pré-eleitoral...



2011-06-03

E você, o que acha?





Das consequências do populismo que campeia na Europa Central

Populismo_na_Europa_Central (93K)

Antonio Perez Metelo no DN:
«(...) O episódio da contaminação dos pepinos de parte incerta pode não ter um grande peso económico. Daqui a escassas semanas, tudo terá já caído no esquecimento.

Mas a rapidez da acusação por parte das autoridades alemãs de que a contaminação foi importada de Espanha é tanto mais deplorável quanto impensável seria este comportamento há uma ou duas décadas.

A norma na actuação da Alemanha sempre foi a de analisar primeiro os problemas e só depois apontar com fundamento um qualquer dedo acusador.

Mas o clima de populismo desbragado campeia na Mitteleuropa e os sucessivos desaires da coligação CDU/FDP conduzem à tentação de disparar primeiro contra os países do Sul da Europa... e verificar depois.(...)»



2011-06-02

A lógica do pepino

pepinos (124K)
Luis Nazaré no Página 1:
«(...) Quanto à solidariedade da Europa, só há que contar com a lógica do pepino.

ACegueiraAlema (11K)
A cegueira alemã
Os nossos amigos alemães - rigorosos e competentes, como sabemos - não hesitam em acusar os vegetais espanhóis pelos problemas higiénicos que não conseguem resolver dentro de casa.

Nos tempos que correm, não vacilarão em crucificar a Europa do Sul.

Até ao dia em que deixarmos de lhes comprar óleos alimentares manhosos, software intrusivo e automóveis topo de gama, subsidiados pelo Estado.»



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!