A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2011-02-27

Subir a uma antena de 540 m ... Livra!

Há coisas arrepiantes. E esta, confesso, para mim está nesse grupo. Não vem ao caso o esforço físico associado com a operação de trepar 540 m. Que é muito. O que me impressiona são aqueles degraus, sem protecção de qualquer espécie. E a altura... bom, estamos a falar de mais de meio quilómetro.

Etiquetas: , ,



2011-02-25

Fachadas pintadas (XI)

Madrid
Clique na imagem para ver melhor



2011-02-23

Fachadas Pintadas (X)

Madrid
Clique na imagem para ver melhor



2011-02-20

Inverter o processo de envelhecimento... é pr'amanhã!


Fonte da Juventude..."há uma tremenda capacidade dos nossos tecidos se rejuvenescerem por si próprios"

De acordo com uma informação publicada no "Ciência Hoje" o professor Ronald dePinho (escola de medicina de Harvard) «(...) explicou que a sua equipa conseguiu artificialmente “ligar e desligar” o gene responsável pela reparação do ADN de ratos em laboratório.

As cobaias foram primeiro sujeitas a envelhecimento prematuro, que causou a perda de capacidades cognitivas e sinais exteriores, e quando o gene “voltasse a ser ligado” esperava-se um “abrandamento do processo de envelhecimento ou estabilização”.

“Em vez disso, vimos uma inversão dramática dos sinais e sintomas do envelhecimento: o cérebro aumentou de dimensão, a memória melhorou, deixou da haver pelos grisalhos e regressou a fertilidade” – o que significa “que há uma tremenda capacidade de os nossos tecidos se rejuvenescerem por si próprios”, adiantou dePinho.

[isto] Mostra como a manipulação, através de enzimas, das extremidades dos cromossomas responsáveis pela regeneração das células, os telómeros, pode inverter o envelhecimento e doenças relacionadas com a idade, como cancro, diabetes ou Alzheimer.

Apesar da importância da descoberta, o trabalho a fazer é ainda “tremendo”, afirma, e será precisa “uma década ou mais” até que se chegue a “uma estratégia segura e eficaz” para reparar o ADN.

“Se conseguíssemos descobrir uma droga que pudesse especificamente reactivar este gene e reparar os telómeros, as pessoas teriam menos problemas relacionados com a idade, diabetes ou doenças de coração”, afirma. (...)»

Etiquetas: ,



2011-02-15

Este Mini é uma Máquina!



2011-02-14

Fachadas pintadas (IX)

Algures...
Clique na imagem para ver melhor



2011-02-13

Afundado

O Giannis D partiu da Croacia em Abril de 1983 carregado com madeira destinada ao porto de Jeda na Arábia Saudita. A viagem no Mar Vermelho foi atribulada, com o capitão a tentar desviar-se dos bancos de coral. No fim, acabou por colidir e afundar-se (19 de Abril de 1983) sendo agora os seus destroços uma atracção turística para os mergulhadores de todo o mundo.



2011-02-11

Fachadas pintadas (VIII)

Quebeque
Clique na imagem para ver melhor



2011-02-10

Afinal, em que consiste o movimento que deu origem à revolta no Egipto?

egypt (50K)


Dora Pires no Página 1 relata-nos:
«(...)Ao telefone a partir da capital egípcia, o professor egípcio da Universidade Americana do Cairo, Wael Farouk, conta que é gente como ele e os seus alunos que iniciou esta revolta. Gente que exige o fim da corrupção e um Egipto novo, civil e democrático, mas também gente receosa pelo que pode acontecer nos próximos dias por não acreditar em nenhuma das lideranças em campo.
"Todos os partidos da oposição são mais corruptos que o Governo. Não nos merecem qualquer confiança.
Incluindo a Irmandade Muçulmana que está a incendiar a situação."


Este professor universitário está nas ruas desde o primeiro dia. Confessa que decidiu parar depois de ouvir o discurso de Hosni Mubarak à nação. O problema é que muitos manifestantes foram perseguidos e foi por medo que voltaram às ruas.

Wael Farouk não quer que o Presidente abandone hoje o poder porque ainda não vê quem o possa substituir, mas quer mais, como a dissolução do Parlamento. Quanto aos partidos da oposição, acha que têm demasiados vícios do regime.

“Todos os partidos da oposição são mais corruptos que o Governo. Não nos merecem qualquer confiança. Incluindo a Irmandade Muçulmana que está a incendiar a situação. Mubarak pode continuar se nos der garantias de que dissolve o Parlamento e entrega o processo de transição do poder a figuras públicas respeitadas da sociedade egípcia. O estado de emergência deve ser levantado já”, disse.

Fantasma (35K)
Fundamentalismo islâmico
Farouq está cansado das ligações que têm sido feitas entre os protestos e o risco de queda no fundamentalismo islâmico. Foi com esse fantasma - diz - que Mubarak conseguiu sempre esmagar a democracia no Egipto. Desafia-nos agora a escutarmos as ruas do Cairo, porque falam de outras coisas.

“A defesa mais poderosa contra o fundamentalismo são estas pessoas que estão agora na praça Tahrir. Homens e mulheres dormem lado a lado nas ruas, muçulmanos e cristãos estão juntos. Quando a polícia desapareceu, ninguém pensou sequer em atacar uma igreja, ninguém pensou em assédio sexual. Falo-vos de pessoas muito civilizadas, jovens que são o futuro do Egipto”, referiu.


Os mesmos jovens que cresceram ligados a valores do Ocidente e que agora se sentem traídos. “O que está a acontecer na Praça Tahrir é um movimento idealista, pacífico e democrático. O que estamos a ver do Ocidente é que estão a fechar os olhos, não fazem nada para nos proteger. Sentimos que tudo o que nos disseram sobre democracia, sobre liberdade foi afinal mera hipocrisia. A maioria das pessoas que estão nesta praça tiveram uma educação europeia, falam inglês. Agora sentem que foram traídos pelo seu modelo”.
O futuro das relações entre o Egipto e Israel é uma das inseguranças do mundo ocidental quando olha para a Praça Tharir, mas Wael Farouq acha que só tem esse receio quem não entende a motivação dos manifestantes.

“Ninguém quer entrar em guerra com Israel nem com ninguém. Temos que ir à origem desta revolução, perceber porque é que as pessoas foram para rua, como se organizaram através do Facebook, da internet. São egípcios moderados. Não foram para a rua por causa de Israel, mas sim porque não têm liberdade”, acrescenta.

Wael Farouq é um dos rostos da revolta que apanhou o mundo e o regime egípcio de surpresa mas o que foi no início a sua grande força - a ausência de ligação a forças políticas ou religiosas, no fundo a ausência de qualquer liderança - ameaça ser agora a sua maior fragilidade. »
egipto (21K)



2011-02-09

Fachadas pintadas (VII)

Nice
Clique na imagem para ver melhor



2011-02-08

Política suicida

suicidio (113K) Francisco Sarsfield Cabral no Página 1:
«(...)Portugal foi o único país da Europa Ocidental onde o transporte de passageiros por caminho-de-ferro baixou nos últimos vinte anos.

Segundo uma reportagem do jornal “Público”, em 1988 os nossos comboios transportaram 231 milhões de pessoas; mas em 2008 foram apenas 131 milhões, uma quebra de 47%. E nas mercadorias o transporte por caminho-de-ferro é hoje quase residual entre nós.

Entretanto, construímos uma rede de auto-estradas cuja densidade é muito superior à europeia. E somos o terceiro país da UE com mais automóveis por cem habitantes – não sendo, claro, o terceiro país mais rico da União.

É uma política suicida, que a louca aposta no TGV não irá inverter. »
Suicida (28K)



2011-02-07

Fachadas pintadas (VI)

México?
Clique na imagem para ver melhor



2011-02-06

Este cão gosta MESMO de rebentar balões!



2011-02-05

Fachadas pintadas (V)

Bruxelas
Clique na imagem para ver melhor



2011-02-03

Maria Schneider

A actriz francesa Maria Schneider, protagonista, ao lado de Marlon Brando, do filme de Bernardo Bertolluci "Último Tango em Paris" - que vi logo a seguir ao 25 de Abril de 1974 - introduziu-se então no meu imaginário masculino e cá tem permanecido como modelo de uma mulher sexy extremamente apelativa. Maria Schneider (28K)

Quem viu Maria Schneider no Último Tango em Paris, no auge dos seus 19 anos, dificilmente a esquecerá.
MariaSchneider_ (37K)


Infelizmente a natureza segue o seu curso e Maria Schneider faleceu hoje em Paris, com 58 anos.
MariaSchneider (131K)
Até sempre Maria Schneider!



Fachadas pintadas (IV)

Bruxelas
Clique na imagem para ver melhor



2011-02-01

Fachadas pintadas (III)

Bruxelas
Clique na imagem para ver melhor



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!