A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2011-10-30

E quanto a extinção de feriados, Álvaro, já tens ideias?

o_alvaro (74K)
Já... há que acabar com eles!
O único que merece continuar é o 1º de Novembro. Homenageia-nos a todos. Aos mortos porque já o são e aos vivos porque, com os cortes na saúde, breve ficaremos como eles.



2011-10-29

Mais uma vez, o socorro aos credores foi disfarçado de auxílio aos devedores



«Os títulos da dívida grega valiam virtualmente zero. O que a UE ontem fez foi assegurar aos seus detentores metade do seu valor nominal. Alguma coisa é melhor que nada. Mais uma vez, o socorro aos credores foi disfarçado de auxílio aos devedores.

(...) Há um problema em tudo isto. Reconhecendo-se finalmente a inevitabilidade de incumprimentos totais e parciais, ficam fragilizados os balanços bancários. Logo, torna-se necessário acelerar a sua recapitalização. Mas isso conduz a uma contracção adicional do crédito, no próprio momento em que América e Europa parecem regressar à recessão.

O preço do reequilíbrio do sistema financeiro vai, por isso, ser pago por todos nós com mais desemprego, mais desvalorização salarial e mais impostos.

E não saímos disto.»



O ouriço cacheiro tem espinhos... mas os seus bébés são lindos

O ouriço-cacheiro é um bichinho simpático, apesar do seu "sobretudo" de espinhos. É um animal insectívoro, come caracóis, lesmas, minhocas etc., e completa a sua dieta com alguns vegetais. Uma maçãzita, por exemplo, cai sempre bem.ouriço_cacheiro (225K)

Vem isto a propósito do facto de uma imagem de um ouriço adulto (podem ver uma aqui ao lado) por engraçada que seja, não se comparar ao sentimento de ternura que nos provocam as imagens de ouriços-cacheiros bébés.

Aqui ficam algumas para vosso deleite.

FILHOTE_ouriço_1 (81K)

FILHOTE_ouriço_1 (81K)

FILHOTE_ouriço_1 (81K)



2011-10-26

Compreender a dívida pública



2011-10-23

Pinturas insólitas de autocarros e camiões (X)



O camião com carga mal estivada



2011-10-22

A economia é uma ciência social! Ouviram Srs. Ministros?



A Profª Maria da Conceição Tavares parte a loiça e chama os bois pelos nomes. Vejam e ouçam o vídeo acima onde, de forma bem clara, é dito que a economia é uma ciência social (!) ...



2011-10-21

O "canivete suiço" das casas móveis

Os suiços são famosos pelo seu canivete. Pois agora arriscam-se a alargar essa fama a esta solução de casa móvel transportável numa carrinha. Vejam o vídeo e digam a vossa opinião.



2011-10-20

São sempre uma surpresa para os vizinhos, os homens vulgares...



"Ninguém podia imaginar uma coisa destas. Um senhor tão calmo, tão sossegado, que falava sempre tão bem aos vizinhos... Quer dizer, ele não era de muitas falas, mas cumprimentava sempre toda a gente."

vitor-gaspar (4K)"Uma vez assustei-me porque me cruzei com ele nas escadas à noite com as luzes apagadas e ele vinha muito silencioso - ele nunca faz barulho nenhum - e só o vi quando quase choquei com ele."

"Não era uma pessoa muito alegre e expansiva, lá isso não. Via-o sempre muito metido consigo mesmo, a pensar nas suas coisas. Mas a gente sabe lá o que vai na cabeça das pessoas."

"Para dizer a verdade, eu cá continuo a não acreditar que ele tenha feito as coisas que se diz que ele fez. Ou, se fez, foi porque alguém o empurrou para fazer isso. Eu cá não acredito."

"Eu até disse à minha comadre: 'Era um bom partido para a sua Amelinha'. 'Jesus, valha-nos Deus!', disse-me ela, e afinal tinha razão."

"Tem aquela fala monocórdica e a gente sentia receio de conversar com ele, mas, tirando isso, é um professor como os outros."

"Uma pessoa muito normal em tudo, muito amigo do seu amigo, com uma maneira de victor_gaspar_aai (43K)ser muita própria. As pessoas se calhar não acreditam, mas ele uma vez estava tão bem disposto que até o vi a rir-se."

"Uma vez houve um incêndio aqui no prédio que nunca se soube como começou. Ele ficou sempre muito calmo, mas não ajudou a apagá-lo, só olhou."

João Pinto e Castro no "Blogo, Existo"



O ensino escolar na sua versão pós-OGE 2012

Fuga_fiscal (18K)



2011-10-19

Os Rambos da direita ficaram com voz fininha


«(...) Não ficámos assim num ápice mal-humorado do destino.

O PSD foi infantil e apressado quando chumbou o PEC IV, o que nos fadou à intervenção externa e à razia dos "ratings".

O PSD foi infantil e apressado quando prometeu cortes que falhou em fazer e deu murros nas mesas debaixo das quais agora se esconde.

Os Rambos da direita ficaram com voz fininha. (...)»



2011-10-18

Será que o Álvaro anda distraido? Nunca mais diz como pensa fazer crescer a economia...

o_alvaro (74K)
Não, eu não ando nada distraído...
Tenho mesmo uma ideia para fazer crescer a economia que não pára de fazer-me cócegas na cabeça!



2011-10-14

O Grande Embuste

ppc_embusteiro (6K)

Miguel Abrantes no "Câmara Corporativa" fala-nos do Grande Embuste protagonizado pelo Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho:

Ele disse que mas
havia um desvio na execução não o justificou.
havia uma derrapagem no primeiro semestre afinal já tinha sido apresentada no Documento de Estratégia Orçamental.
a despesa ficou abaixo do previsto foi a receita que ficou aquém.
no primeiro semestre houve derrapagem não disse que a despesa ficou abaixo do previsto e foi a receita que ficou aquém.
as medidas para compensar o défice em 2011 podiam ser extraordinárias não disse que as despesas também eram extraordinárias (Madeira, BPN) e sem impacto em 2012.
estava confrontado com uma situação não disse que era responsável por adiar propositadamente a arrecadação de receita (concessões, etc.) prevista para este ano.
o Orçamento não era só números mas também opções políticas não disse porque decidiu o corte dos subsídios de Natal e de Férias e não outras opções.
são precisas mais medidas para 2012 não as quantificou nem disse que o programa de assistência financeira já previa redução da despesa de 5.000 milhões de euros em 20012.
eram precisos sacrifícios adicionais em 2012 em vez de racionalizar e reduzir nos Consumos Intermédios que pareciam tão fáceis há 6 meses de conseguir, só ataca os funcionários públicos e sobrecarrega a classe média de sacrifícios.

Agora percebe-se por que o PSD queria ir para além da troika e esta retórica não passa de um embuste para aplicar as políticas que defende.



Confrontemos estas declarações de 2010/11 com a realidade do novo orçamento de estado para 2012...



Tal como outros políticos, Pedro Passos Coelho deve lamentar a existência de vídeos e gravações das suas declarações. É que depois do que veio dizendo durante os dois últimos anos, com convicção, anuncia o contrário disso tudo no primeiro orçamento de estado de que é responsável.



2011-10-12

Qual a probabilidade de Portugal sair airosamente do aperto financeiro em que se encontra?

crise (70K)


Qual a probabilidade de Portugal sair airosamente do aperto financeiro em que se encontra?

«(...) Na hipótese mais favorável, a União Europeia, perante a catástrofe iminente, inverteria radicalmente a sua política reforçando o FEEF, flexibilizando o acesso aos seus fundos e eventualmente dando luz verde à emissão de euro-obrigações.

Mas a contrapartida não deixaria de ser o controlo direto da União sobre as finanças públicas dos países membros, o que liquidaria de vez qualquer resquício de política económica autónoma em Portugal.

O impropriamente chamado federalismo fiscal revelar-se-ia afinal uma tirania pan-europeia.

(...) A Zona Euro manteve até 2007 taxas de juro demasiado baixas para Portugal, que potenciaram o crescimento descontrolado do nosso endividamento privado e público. Fê-lo, porque isso era do interesse da Alemanha, a braços com um complexo processo de reunificação e uma taxa de desemprego elevada.

Desde 2007, em contrapartida, a Zona Euro impõe-nos taxas de juro demasiado elevadas, que agravam a recessão e o desemprego em Portugal. Fá-lo, porque esse é agora o interesse da Alemanha.

(...) As duas décadas decorridas desde o lançamento do Sistema Monetário Europeu crise financeira (19K)sugerem claramente que, nestes moldes, a pertença à Zona Euro não tem para nós qualquer vantagem e tem todos os inconvenientes. O país deixou de ter política monetária e cambial própria, perdeu controlo sobre a sua política fiscal e ficou muito condicionado nas restantes vertentes das suas políticas económicas. Numa palavra, prescindiu da sua soberania entregando poder de decisão a quem não acautela minimamente os nossos interesses.

(...) Todos sabemos que não só a saída do euro terá enormes custos como nem sequer está prevista nos tratados. Mas poderá chegar o momento em que sejamos lançados fora ou em que os elevados custos de ficarmos se revelem indubitavelmente superiores aos elevados custos de sairmos. (...)»

João Pinto e Castro, no Jornal de Negócios de hoje.



Pinturas insólitas de autocarros e camiões (IX)



O camião "iceberg"
(Clique na imagem para ver melhor)



2011-10-11

Alguns complementos vitaminados aumentam risco de mortalidade

DeA_a_Zinco (72K)
«Os complementos de ferro figuram entre os que mais preocupam os investigadores, enquanto os de cálcio parecem estar ligados a uma redução do risco de mortalidade refere o estudo dos Archives of Internal Medecine---, uma publicação da Associação Médica Americana.

"Descobrimos que diversos complementos vitaminados ou minerais frequentemente utilizados, como os produtos multivitaminados, as vitaminas B6, ácido fólico, ferro, magnésio, zinco e cobre, estão relacionados com riscos mais elevados de mortalidade", dizem os autores.

As conclusões foram obtidas por uma investigação realizada no Estado de Iowa, no centro dos Estados Unidos, incluindo questionários preenchidos por 38.772 mulheres com uma idade média de 62 anos.

Depois de consumirem complementos vitamínicos em 1986, 1997 e 2004, a taxa de mortalidade passou de 66 por cento em 1986 para 85 por cento em 2004.

De acordo com o estudo, o ferro está "fortemente" ligado ao aumento da mortalidade, em função das doses absorvidas. Os autores notam, no entanto, que não têm condições para determinar se as razões que levaram estas mulheres a absorver ferro podem explicar o aumento da taxa de mortalidade e adiantam que são necessárias mais investigações.

O cálcio, em contrapartida, esteve ligado a uma redução da mortalidade.

Estas descobertas "reforçam a [nossa] convicção que certos complementos antioxidantes, como a vitamina E, e vitamina A ou de betacaroteno, podem ser perigosos" (...)»


Bula do Centrum



Fanatismos,,,

A propósito de fanatismos, recordemos a
Breve_historia_da_religiao (246K) e passemos, rapidamente, aos dias de hoje.

fanatico (231K)

Etiquetas:



2011-10-10

Pinturas insólitas de autocarros e camiões (VIII)

A barulheira que aquela alça não deve fazer quando o camião está em movimento...

O camião sacola
(Clique na imagem para ver melhor)



2011-10-09

Pinturas insólitas de autocarros e camiões (VII)



O camião livraria
(Clique na imagem para ver melhor)



2011-10-08

A única maneira de ter uma economia forte é através de uma classe média forte





Pinturas insólitas de autocarros e camiões (VI)

Há batatas fritas muito picantes, mas tão, tão "quentes", que queimem tudo à volta até assusta um bocadinho...

O camião com carga "tão quente" que ardeu tudo
(Clique na imagem para ver melhor)



2011-10-07

Pinturas insólitas de autocarros e camiões (V)

Esta "Pepsi light" deve ser tão leve que a garrafa, para não se perder, deve vir munida de um atilho para a amarrarmos ao pulso não vá escapar-se e subir na atmosfera como se fosse um balão cheio de hélio...

O camião com carga "mais leve do que o ar"
(Clique na imagem para ver melhor)



2011-10-06

Pinturas insólitas de autocarros e camiões (IV)



O camião aquário
(Clique na imagem para ver melhor)



2011-10-05

Contas, contas... mas será que vais continuar a contar, Alberto João?


«(...)o problema não passa pela independência da Madeira em relação a Portugal mas precisamente o contrário: o da independência de Portugal (Madeira incluída) em relação ao senhor Alberto João Jardim»
Tiago Mesquita no Expresso



Pinturas insólitas de autocarros e camiões (III)

Se dois camiões destes se cruzarem na estrada não haverá perigo de partirem as garrafas?...

O camião com carga atravessada
(Clique na imagem para ver melhor)



2011-10-04

Ai que já te toparam...

Ai_que_ja_me_toparam (16K)A imprensa do Cont'nente está de olho no Alberto João.  Ele até diz que há um Bloco Central secreto só para o atacar.

Pois é... o teu problema Alberto João, é que já te toparam!

Nao_tenciona_pagar (34K)



Pinturas insólitas de autocarros e camiões (II)

Fazer marcha-atrás num camião destes não deve ser problema...

Adivinha, adivinha: onde é que está a cabina genuína?

O camião com duas cabinas
(Clique na imagem para ver melhor)



2011-10-03

Pinturas insólitas de autocarros e camiões (I)

A pitão é uma cobra constrictora, ou seja, não mata inoculando veneno, em vez disso quando caça uma presa aperta-a nos seus anéis e vai estrangulando pouco a pouco até a sufocar, engolindo-a inteira depois de morta. As fêmeas podem atingir 9 m de comprimento e um peso de até 80 kg.

Procurando na net encontram-se imagens e vídeos de cobras pitão a engolir animais relativamente grandes como um veado ou um cangurú. Autocarros, bem entendido, estão fora da sua área de acção...

O autocarro esmagado pela pitão
(Clique na imagem para ver melhor)



2011-10-02

Os venenos que ingerimos...



Não estamos conscientes disso mas, muitas vezes, a comida que consumimos contém metais pesados, insecticidas, pesticidas, etc., em quantidades bem perigosas para a nossa saúde.

Nesta reportagem da TVI, intitulada "O Veneno Nosso de cada dia", fica-se com uma noção dos "inconvenientes" que se passam com os alimentos produzidos nas hortas à beira das estradas ou na agricultura intensiva.

No espaço de 20 anos o número de cancros em Portugal aumentou 735%.

Vejam o vídeo. Não é para alarmar mas, no que me diz respeito, fiquei alarmada.



Parque de automóveis em Wolfsburg, Alemanha

(Clique na imagem para ver MUITO melhor)
São estas maravilhas da tecnologia que nos ajudam a esquecer (ou, pelo menos, a relativizar) as declarações insultuosas da Srª Merkel e seus muchachos sobre os países do Sul da Europa.



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!