A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2010-08-22

As melhorias de que o Museu do Oriente necessita!


Fui hoje visitar o Museu do Oriente. Gostei muito das colecções e, de um modo geral, dos textos das legendas que não só esclarecem o visitante como são interessantes e contribuem para se ter uma perspectiva da cultura asiática que, claramente, não é a nossa.

Dito isto, quero também dizer que há aspectos neste museu que necessitam de ser melhorados/corrigidos! Passo a referi-los:
  1. A iluminação é gritantemente reduzida; em certas zonas é tão reduzida que chega a incomodar;
  2. As legendas, em muitos locais, estão completamente na sombra e só fazendo um grande esforço se conseguem ler (quando se conseguem ler);
  3. O ar condicionado está regulado para temperaturas polares e em certas zonas dos pisos 1 e 2 o vento frígido agride o visitante como se estivesse não num museu mas numa câmara frigorífica;
  4. A disposição das vitrines é muito interessante e permite ver muitas peças pela frente e por trás; É pena que não exista no chão uma indicação da sequência a seguir pois é fácil uma pessoa perder o sentido de orientação; a mim, no piso 2, houve um momento em que já não sabia por onde tinha entrado...
Em suma: por favor melhorem a iluminação ambiente, iluminem as legendas (em muitos casos um LEDzito chegaria...), aumentem a temperatura de referência do ar condicionado, reduzam a velocidade dos ventiladores e, finalmente, ajudem os visitantes a não se perderem colocando sinalização horizontal que os oriente na visita.



2010-08-21

A perspectiva e a ilusão

Fantástica esta ilusão. Acaba de ganhar o prémio de melhor ilusão de 2010.

Quando se vê o vídeo - que não tem qualquer tratamento digital (!) - tudo se passa como se as bolas de madeira caissem para cima.

Mas não é o caso.

É apenas uma utilização primorosa das leis da perspectiva fazendo-nos ver o que se passa a partir de um ponto que é TOTALMENTE enganador.

Repare-se que as quatro rampas parecem ter comprimentos aproximadamente iguais e estarem montadas como se, para atingir o centro, fosse necessário subir. Como irão ver, não têm o mesmo comprimento e quanto a subir...



Vejam em baixo as imagens sucessivas da visualização do dispositivo a partir de pontos diferentes do original (passem o cursor por cima dos números). Atentem na verticalidade dos pilares

ilusao_1 (14K)
[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7]

Reparem em particular que as perspectivas [7] e [1] correspondem a visualizações das rampas a partir de pontos opostos. Na [7] é evidente que as rampas descem para a zona central tornando óbvio o que se passa com as bolas. Na [1] as rampas parecem convergir, subindo, para a zona central.

Etiquetas: ,



2010-08-07

Calendários diferentes <=> confusão de datas

calendario-maia (82K)

Pois é... as confusões estabelecem-se com a maior das facilidades quando as referências utilizadas são distintas embora aparentem falar do mesmo. Nós aqui na Lei do Funil já em tempos falámos da origem da ideia (errada!) de que Napoleão Bonaparte era um baixote (vejam aqui). Hoje reproduzimos um texto que nos fala das confusões que podem ocorrer quando se usam calendários diferentes para designar (aparentemente) a mesma data.

«A 23 de Abril assinalam-se as mortes de William Shakespeare e Miguel Cervantes. À primeira vista, conclui-se que, por coincidência, os dois gigantes da literatura mundial morreram no mesmo dia, mas não é esse o caso.Cervantes (14K)

Na verdade, quem morreu no dia 23 de Abril de 1616 foi Miguel Cervantes, aos 69 anos. O espanhol deixou um grande acervo para a posteridade, mas será sempre mais conhecido por “Don Quixote de la Mancha”, uma das obras mais conhecidas do mundo.

shakespeare (44K)Dez dias mais tarde, em Inglaterra, morreu William Shakespeare, legando ao mundo uma longa lista de peças, histórias, poemas e outras obras, incluindo os famosos “Romeu e Julieta” e “Hamlet”.

Mas naquele tempo, em que já se tinha consumado a separação entre Roma e a Igreja Anglicana, as ilhas britânicas utilizavam ainda o calendário juliano, sendo o calendário gregoriano associado ao catolicismo. Por isso, a data registada para a morte de Shakespeare é também dia 23 de Abril. (...)»


Etiquetas: , ,



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!