A Lei do Funil

Larga para alguns (poucos), estreita para todos os outros!

Aqui se fala, umas vezes a sério outras a brincar, de coisas que nos irritam, alegram, entristecem ou, muito simplesmente, nos enfadam.

2006-11-30

"Efeito dissuassor" em português lê-se "caça à multa"

Vimos em tempos a iniciativa de uma polícia estrangeira para reduzir a sinistralidade através da colocação na berma da estrada de fotos de carros da polícia e/ou de polícias aparentando estar a fotografar os infractores.

Pelos vistos a nossa Polícia de Segurança Pública na Ilha Terceira, Açores, gostou da ideia e adaptou-a localmente. Até aqui nada a dizer. Pena é que, mais do que o efeito dissuassor de infracções que o exemplo da polícia israelita claramente pretendia atingir, a nossa PSP da Ilha Terceira tenha aproveitado a oportunidade para montar um esquema de "caça à multa".

Há certos vícios que são difíceis de corrigir...


Passe o cursor por cima da foto para ver o reverso da medalha ...



2006-11-29

Seria sensato não repetirmos a sua complacência



Batalha de Adrianópolis

«(...) O fim do Ocidente romano foi testemunha de horrores e perturbações de um tipo que sinceramente espero nunca ter de viver; e destruiu uma civilização complexa, atirando os habitantes do Ocidente de volta a um padrão de vida típico da época pré-histórica.

Os romanos, antes da queda estavam tão certos como nós estamos hoje de que o seu mundo continuaria para sempre substancialmente inalterado.

Estavam errados.

Seria sensato não repetirmos a sua complacência. (...)»

Bryan Ward Perkins, "A Queda de Roma e o Fim da Civilização", Alétheia Editores, 2005



2006-11-28

O guerreiro com o rei na barriga

Guerreiro_mtg (39K)



2006-11-27

É fácil estragar o que já é péssimo



Interessante o artigo que João César das Neves nos apresenta hoje no DN e que intitula "É fácil estragar o que já é péssimo". Não resisto a reproduzir aqui uma história (antiga), com moral, que JCN nos conta.
DN: "Em Siracusa, no tempo em que toda a gente desejava a morte de Dionísio, uma certa velhinha constantemente rezava para que não lhe acontecesse mal e ele vivesse mais tempo que ela. Quando o tirano soube disto, perguntou-lhe por que razão o fazia. E ela respondeu:

'Quando eu era rapariga nós tínhamos um tirano muito cruel e eu desejava a sua morte. Quando ele foi morto, sucedeu-lhe um que era um pouco mais cruel que ele. Eu também estava ansiosa por ver o fim do seu domínio, mas então tivemos um terceiro tirano, ainda mais cruel. Este és tu. Por isso, se tu fores levado, um pior vai suceder-te no teu lugar'"

(Valerius Maximus Factorvm Et Dictorvm Memorabilivm Libri Novem VI, 2).



2006-11-26

Viver em Havana

TransporteColectivoemHavana (48K)
Quando oiço certos turistas falarem das férias regaladas que fizeram em Cuba e de como é agradável lá viver pergunto a mim próprio se terão andado de transporte colectivo em Havana...
Não creio!



Neste fim de semana molhado...

As forças da natureza, quando se manifestam em pleno, são realmente assustadoras. Atentem só no tamanho desta onda comparada com as casas que estão ali mesmo ao pé. Estar à beira mar em Winthrop, Massachussets, no dia 4 de Janeiro de 2003, deve ter sido uma experiência bem traumatizante.

Mas se esta foto impressiona imaginem só o que terá sido estar no local (Nova Inglaterra, 1938) onde foi tirada a foto que pode ver passando o cursor aqui ou por cima da primeira imagem..



2006-11-25

É preciso ir à luta e... evitar virar as costas à adversidade



Aflitos

aflito_lr (7K)Este é o primeiro post desde que mudámos definitivamente de casa e viémos para o Blogspot.

Será que os nossos amigos nos vão continuar a visitar?



2006-11-23

A água e a energia que nos faz falta

Barragem da Bemposta no rio Douro
António Eira Leitão, presidente da HidroErg, empresa de projectos energéticos, disse durante o Fórum da Energia promovido pelo Jornal Água & Ambiente que se investíssemos no aproveitamento de 2/3 do potencial hídrico nacional poderíamos poupar anualmente um mínimo de 374 milhões de euros. Este resultado, interessante em si próprio, não realça a importância estratégica que tal investimento teria para o nosso país. Tudo o que se possa fazer para diminuir a nossa dependência dos combustíveis fósseis vai no sentido de nos abrigar, a nós e aos nossos filhos, das tormentas que se anunciam para as próximas décadas. Os recursos hídroeléctricos são uma fonte de energia renovável das mais eficientes. Acresce que ao melhorarmos a utilização do nosso potencial hídroeléctrico poderemos também melhorar a gestão dos recursos hídricos nacionais. Convém não esquecer que, nas negociações Portugal-Espanha, um dos argumentos dos nossos vizinhos para se escusarem a enviar-nos mais água nos períodos de seca é que esse envio é um desperdício pois, por falta de um sistema coerente de barragens, não dispomos de meios para a reter no território.
DN: «O desenvolvimento de dois terços do potencial hídrico nacional permitiria a Portugal poupar cerca de 374 milhões de euros por ano em compras de combustível fóssil e licenças de CO2. (...) A poupança anual poderá chegar aos 654 milhões de euros se o combustível comprado para produzir a energia for o fuel, o que o representaria uma factura de 540 milhões de euros. Com as centrais a gás natural, o custo de abastecimento cai para metade, disse o responsável. À poupança do combustível fóssil que não seria necessário com mais produção hídrica, junta-se a economia na compra de licenças de CO2, estimada em 104 milhões de euros por ano. (...) A realização de dois terços de potencial hídrico nacional corresponderia à instalação de mais 740 MW de potência na mini-hídrica e mais 2720 MW de potência na grande hídrica.(...)»



2006-11-22

Quem tem filhos tem cadilhos

Mãe sofre...



2006-11-21

Em quanto estaremos a ser prejudicados?

bartoon_21Nov06 (78K)
Não falta quem se aproveite de andarmos distraídos
e nos meta a mão no bolso...
Luís Afonso, Bartoon, Público



2006-11-19

Por causa de confusões com sistemas de unidades já uma nave espacial se despenhou...

Napoleao_metric (47K) A ideia de que Napoleão era um baixote acaba de revelar-se mais uma mistificação histórica... dos ingleses.

Na altura da sua morte a altura de Napoleão foi registada como sendo 1,69m. Ou seja, Napoleão era ligeiramente mais alto do que a média dos homens franceses da época.

Mas não foi isso que ficou para a posteridade. A ideia de que o Imperador Napoleão era um meia-leca foi passada para a posteridade de muitas maneiras a ponto de "o complexo de Napoleão", usado em Psicologia, denominar o complexo que atinge as pessoas que sofrem por serem baixas.

Concluiu-se agora que tal confusão derivou dos ingleses, que sempre resistiram a usar outro sistema de unidades que não o imperial, quererem conhecer a altura de Napoleão... em polegadas. Vai daí, alguém converteu a altura de Napoleão em polegadas (francesas!) resultando

169cm / (2,71 polegadas/cm) = 62,36 polegadas (francesas!)

Acontece que os ingleses nunca conheceram outras polegadas que não as deles, as inglesas. E cada uma destas vale 2,54 cm. Assim sendo, quando constou aos ingleses que a altura de Napoleão era de 62,36 polegadas logo lhe associaram uma altura que, traduzida em cm dará

62,36 polegadas x 2,54 cm = 158 cm

burros_animados (22K) Ou seja, para os ingleses Napoleão mediria, muito convenientemente, 1,58 m ! Um baixote. Daí até ao complexo de Napoleão... foi um saltinho que o império britânico nunca hesitou em dar.



2006-11-18

A geração sandwich


A situação é de gritos





Maria José Nogueira Pinto fala-nos da "geração sandwich", na qual me incluo, a quem todos - avós e filhos - recorrem para se manterem à tona da água...

Quem nos acode a nós?

DN: « (...) Em Portugal começa a tomar forma aquilo a que chamo a "geração sandwich". Estou a falar da geração de activos que cuida dos filhos - que já deviam ser independentes mas não são - e cuida, igualmente, dos pais - que antes morriam e agora estão vivos - e em más condições, com pouca ou nenhuma qualidade de vida e alto grau de dependência.
(...)
A ["geração sandwich" é a] única que segura, com os braços cansados, ascendentes e descendentes sem qualquer rede de serviços de apoio que em outros países os Estados há muito já criaram, a que vai contribuindo com os seus impostos para pagar a despesa pública e que, imprevidentemente, é desconsiderada a ponto de, voltando a Chesterton, não lhe ser dada voz, sequer, para formular a pergunta óbvia: então e nós?»



2006-11-16

A levitação irritante

Já viram decerto um daqueles vídeos onde um ilusionista parece levitar? Se não viram podem ver um aqui.

No que me diz respeito gosto de ver estes truques mas fico sempre algo irritado por não fazer a mais leve ideia de como é que eles conseguem uma ilusão tão eficaz.

Embora parcialmente, deixou de haver razão para esta frustração. No vídeo abaixo Criss Angel explica como é que se pode produzir a ilusão de levitação. Mesmo que não perceba as explicações em inglês as imagens falam por si.

E deixa de haver razões para irritabilidades... pelo menos já ficamos a ter uma leve ideia de como eles nos enganam.



2006-11-15

Ladrão pobre, pobre ladrão


Ladrão pobre, pobre ladrão...

Se eu assaltar um banco e roubar 1200 (mil e duzentos) euros terei a polícia à perna e estarei sujeita a penas pesadas. Mas se um banco, ou todos os bancos no seu conjunto, montarem um esquema "abusivo" (!) de exigirem que se lhes pague mais do que aquilo a que eles têm real direito nada de especial lhes acontece mesmo que se conclua, como se conclui agora, que com esse esquema "abusivo" transitaram irregularmente para os bolsos dos bancos nada mais nada menos do que 1.200.000.000 (1,2 mil milhões ) euros.

Já é do conhecimento comum que só é ladrão aquele que furta pequenas quantias. O que furta grandes quantias tem outros qualificativos muito mais apreciados socialmente...
DN: «A banca deverá ter cobrado um valor próximo dos 1,2 mil milhões de euros nos últimos dez anos, com a prática do arredondamento das taxas de juro do crédito à habitação a um oitavo e a um quarto de ponto percentual.
(...)
Este corresponde, grosso modo, ao montante que os bancos teriam de devolver aos consumidores, caso todos os clientes em causa decidissem avançar para os tribunais, procurando ser ressarcidos de uma prática considerada abusiva. (...)»



2006-11-14

Turismo espacial

Ora bem... Você é daqueles que sempre desejou fazer um passeiozito pelo espaço mas, até agora, ainda não teve a possibilidade de realizar esse sonho? Não desespere. A situação está a melhorar.

A companhia "Virgin Galactic" do milionário Richard Branson já está a aceitar reservas para o primeiro voo espacial que espera concretizar antes de 2009.

Basta ter 200.000 USD disponíveis para fazer a reserva... Isso em euros não chega a 156.000€.

Por isso já sabe, comece já a guardar uns diazitos de férias e, lá para 2008, lá vai você realizar o seu sonho.

WhiteKnight2 (18K)
E para sonhar melhor aqui fica uma antevisão do WhiteKnight2 a partir do qual o SpaceShip2 é lançado. Saiba mais aqui



2006-11-13

Pelo menos o direito à indignação ainda não paga imposto!

IRCem2004 (7K)

Suponhamos, por hipótese, que o leitor é um contribuinte responsável e que não usa nenhum subterfúgio para fugir às suas obrigações fiscais. Com esta hipótese todos sabemos que quanto maior for o rendimento do leitor tanto maior será o IRS que terá de pagar. A taxa do IRS é progressiva e à medida que os rendimentos aumentam a taxa também vai subindo. Se ganhar mesmo bem a partir de certo montante 42% do que ganha vai direitinho para o fisco. É assim. É duro, mas é assim e há boas razões para defender esta progressividade.

Suponhamos agora, por hipótese, que leitor é uma empresa. Em vez de IRS paga IRC. Teoricamente o leitor-empresa deveria também estar sujeito a progressividade no pagamento dos seus impostos sobre os lucros arrecadados. É duro, mas devia ser assim.

Mas não é!

No caso das empresas quanto mais se ganha menos imposto se paga. Vejam a notícia e indignem-se.

Pelo menos o direito à indignação ainda não paga imposto!

Diário de Notícias: « Quanto maiores são os proveitos registados pelas empresas menores são, em média, as taxas efectivas de IRC suportadas, mostram as estatísticas publicadas pela administração fiscal.

Os dados da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) revelam que as empresas portuguesas que conseguem que o montante liquidado de imposto represente uma menor parte da matéria colectável são precisamente aquelas que se encontram no escalão superior ao nível dos proveitos. (...)»



2006-11-12

As mulheres não se medem aos palmos?

Tall short guys2 (31K) Se é verdade que "os homens não se medem aos palmos" será que essa máxima ainda se mantém verdadeira no caso das mulheres?

Passe o cursor por cima da imagem para melhor se inteirar da real dimensão desta questão.



2006-11-11

os GRANDES poluidores

Poluidores (35K)
Quando se fala em política, a nível global, é bom saber identificar quem são os maiores consumidores de petróleo do planeta.

Muitas das decisões que afectam o nosso dia a dia e comprometem o futuro dos nossos filhos estão directamente relacionadas com estes números espantosos.



2006-11-10

O fim anunciado dos combustíveis fósseis

outofoil_cartoon (52K)

Bernardo Ivo Cruz escreve no Diário Económico sobre o fim anunciado dos combustíveis fósseis e reflecte sobre a necessidade de começarmos desde já a preparar as respostas para esse futuro gas_cartoon (15K)(que está muito mais próximo do que aquilo que desejaríamos).
«(...) Nós temos um número de dias de sol por ano que ultrapassa em muito outros Países onde a energia solar é muito mais usada; temos uma costa enorme onde as marés vêm e vão com a regularidade dos ciclos do sol e da lua; temos zonas de vento, tanto em terra como no mar, que poderão ser aproveitadas. Dito assim, pensar-se-ia que Portugal estaria na primeira linha da utilização das energias alternativas. Não espantarei ninguém se disser que assim não é. Mas se não o fizemos até agora, será altura de o começar a fazer. Principalmente porque continuar a utilizar combustíveis fósseis vai deixar de ser alternativa dentro de alguns anos. (...)»



2006-11-09

O Alberto João entrevistado pelo Gato Fedorento



Não percam! A montagem cinematográfica no seu melhor, produzindo alguma "verdade" numa entrevista inevitavelmente imaginária.



2006-11-08

Escultura Viva


Consta que o Governo tenciona distribuir esta imagem pelas repartições públicas e gabinetes ministeriais a fim de recordar aos funcionários públicos e dirigentes políticos o nível de equilíbrio que lhes é solicitado para gerirem a casa com o pouco dinheiro que virá do OGE



2006-11-07

No 11 de Setembro o Pentágono foi mesmo atingido por um Boeing 757?

Aviao_sumiu (18K)

Há mistérios por todo o lado.

Todos os poderes e contra-poderes instalados tentam manipular as nossas consciências fornecendo-nos visões "filtradas" da realidade. Muitas vezes mais do que "filtradas" as versões são total ou parcialmente manipuladas para nos surgirem diferentes.

Vejam aqui um trabalho que pretende desmontar o que de facto se passou no 11 de Setembro com a colisão de um Boeing 757 com o Pentágono.

Vejam e decidam por vós.

Minutos_depois (24K)



2006-11-06

VTOL (vertical take off and landing) civil

ba_4_ (18K)Para quem ainda não conhece aqui ficam estas fotos do Boeing Augusta 609 o primeiro avião civil que tem capacidades simultâneas de helicóptero e avião.

Para levantar ou aterrar na vertical roda os motores para a vertical e sobe ou desce como um helicóptero. Para voar na horizontal roda os motores para a frente e desloca-se como um avião a uma velocidade máxima de 502 km/h (aproximadamente o dobro daquilo que um helicóptero consegue).

ba_12_ (31K)

ba_19_ (10K)
Veja aqui mais fotos desta maravilha tecnológica.



2006-11-04

Da necessidade de aprender a tabuada...

Matematica (47K)
0 horror à tabuada já atinge os vampiros...

«(...) O não reconhecimento da necessidade de uma «fase dogmática» precedente da «fase crítica» é um dos erros mais graves da pedagogia romântica. Para raciocinar criticamente sobre um assunto é preciso começar por conhecê-lo. Pretendendo-se formar «estudantes críticos» sem lhes fornecer a necessária informação e treino, apenas se formam ignorantes fala-barato. (...)»

Nuno Crato, "O 'EDUQUÊS' em Discurso Directo", Gradiva, 2006



2006-11-01

A borracha que engana

O robot que podem ver na foto é revestido com uma borracha especial "frubber" que não só imita muito bem a textura da pele como, segundo dizem, é igualmente enganadora ao tacto...

Pelo andar da carruagem qualquer dia temos de andar com (e pedir) um certificado de origem para atestar da nossa genuína natureza humana.

P.S. se quiserem ver um vídeo com uma súmula dos robots que já existem cliquem aqui. A cara do robot que aparece no vídeo e que emula Einstein é feita com "frubber".



Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!